Como funciona o crédito para construção - Credilink

Como funciona o crédito para construção

Neste artigo apresentamos todas as vantagens, condicionantes e especificidades mais relevantes do crédito para construção de uma nova casa.
crédito-para-construção

Muitas vezes, novos clientes nos chegam com dúvidas relativamente ao Crédito para Construção, seja para uma casa nova ou para renovação de uma casa em ruínas. Vamos então esclarecer todas as dúvidas relativamente ao Crédito para construção.

Quando damos aso à imaginação e procuramos imaginar a nossa casa de sonho ao pormenor, poderemos ser surpreendidos pelo facto de não existir um imóvel no mercado que corresponda às nossas expectativas. Ademais, se possuir uma visão estética apurada e procurar um futuro lar que se enquadre perfeitamente no seu gosto e preferência, a solução passará certamente pela construção de um novo imóvel.

Assim, seja qual for a sua motivação subjacente, apresenta-se abaixo uma breve comparação entre os dois créditos financiadores de soluções habitacionais: o crédito habitação e o crédito para construção. Ainda, traçar-se-ão as principais especificidades que caracterizam esta segunda modalidade de modo a poder compreender todo o processo de financiamento da casa dos seus sonhos.

O que distingue o Crédito Habitação do Crédito para Construção?

Para além de terem fins distintos, a verdade é que existem diferenças que afastam estes dois arquétipos de financiamento. Seguem-se abaixo um conjunto de características particulares do crédito para a construção:

Para além destas fatores técnicos diferenciadores, o crédito para construção o tem implícita uma flexibilidade completa naquilo que será o seu poder de decisão em todos os aspetos cruciais do planeamento e construção da sua casa: conseguirá acompanhar desde o processo criativo arquitetónico, até ao detalhe da escolha dos materiais que incorporarão cada divisão.

O terreno: o que implica ter de o comprar ou já possuí-lo a priori

Se já tiver terreno onde seja permitida a construção de imóveis urbanos ou rústicos, tem uma grande vantagem na medida em que este poderá abater ao valor exigido para a entrada do empréstimo. Por outro lado, se ainda estiver também à procura de terreno poderá também obter um financiamento conjunto, incluindo a aquisição deste assim como a posterior construção, mas terá de atentar aos diferentes documentos constantes no Plano Diretor Municipal aonde deverá verificar se o terreno que pretende adquirir é urbanizado ou urbanizável, analisar as diferentes condicionantes e pormenores que determinadas zonas já urbanizadas poderão dispor. 

Quais os documentos necessários para realizar um crédito para construção?

De modo a poder preparar de antemão toda a documentação necessária para cumprir com o que é comummente exigível pelas instituições financeiras, terá, em princípio de apresentar a seguinte listagem de documentos

Veja também: Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal: o que é e como obter?

Estes documentos, para além de atestarem a legalidade da operação visada, procuram estabelecer o nível de risco que o seu crédito poderá representar para o banco. Assim, quanto mais estável o seu vínculo laboral e menor o peso das despesas do financiamento no seu orçamento mensal, melhores as condições que conseguirá obter.

Qual o melhor crédito para construção? A Credilink simplifica o processo 

Sendo especialistas na intermediação de crédito, na Credilink iremos ser a ponte entre si e as múltiplas instituições financeiras a operar em Portugal. Deste modo, iremos enviar toda a documentação necessária para cada banco e, posteriormente, obter e analisar detalhadamente cada proposta apresentada. Tendo em conta as suas necessidades e as especificidades do seu projeto de construção, iremos ajudá-lo a escolher a melhor opção possível para o seu caso.