Crédito hipotecário: o que é? - Credilink

Crédito hipotecário: o que é?

O Crédito Hipotecário é mais uma garantia que as entidades bancárias exigem para lhe aprovar o empréstimo. Vamos esclarecer tudo!
Crédito hipotecário

O Crédito Hipotecário é mais uma garantia que as entidades bancárias exigem para lhe aprovar o empréstimo. Mas em que consiste na realidade este tio de crédito? Explicamos.

O crédito à habitação é o mais importante passo financeiro na vida de uma família. Pelos valores que estão em causa, pelo prazo e as consequências das falhas no compromisso assumido.

O que é o crédito hipotecário?

É o crédito que proporciona ao devedor dar como garantia um imóvel que esteja livre de ónus e outros encargos, ou outro bem de grande valor: automóvel, barco e aeronaves. É uma garantia real que proporciona ao Banco executar a hipoteca, caso o cliente não cumpra com as suas obrigações no contrato realizado. Esta garantia pode ser do cliente ou de uma terceira pessoa desde que haja o consentimento dessa mesma terceira pessoa.

Normalmente este crédito consegue ter taxas mais baixas porque o Banco tem uma garantia para o caso de não cumprimento.

Veja também: Tudo o que precisa de saber sobre a Taxa de Esforço

Que tipos de créditos hipotecários existem?

Precisa de baixar as suas taxas de juro?
Opte pela Consolidação de Crédito

O que é uma hipoteca?

É uma garantia que o Banco faz sobre um imóvel e que serve para reembolso ao Banco em caso de não cumprimento das obrigações dos clientes, nos créditos à habitação. Fica registado na Certidão Permanente que o imóvel tem ónus ou outros encargos. Assim, os clientes quando se interessam por uma casa devem procurar saber sobre este assunto. É muito importante que o façam sob pena de terem surpresas desagradáveis.

Que tipos de hipoteca existem?

São três os tipos de hipoteca: voluntária, legal e judicial.

Voluntária resulta de um acordo entre o cliente e o Banco, a Legal está relacionada com dividas ao Estado e que por isso são hipotecados bens do devedor. A Judicial que é resultante da ordem de um Tribunal e que está relacionada com uma sentença, normalmente em processos de insolvência.

Reforço de uma Hipoteca

O reforço de uma hipoteca pode ser interessante no seguinte cenário: imagine que já decorreram alguns anos do seu crédito à habitação e por conseguinte tem uma taxa de esforço mais baixa por resultado da diminuição do valor do crédito. Então, se necessita de realizar obras na sua casa poderá reforçar a hipoteca e obter um novo crédito. É certo que terá de fazer a sua análise e considerar se vale a pena ou não. Este processo tem custos associados e só deve faze-lo se for um valor de obras avultado.  Nem todas as finalidades são aceites pelos Bancos e por isso, é sempre importante consultar o seu Banco sobre este assunto.