Como poupar no regresso às aulas dos seus filhos

Voucher MEGA, dedução no IRS e outras soluções são apenas algumas ideias para poupar no regresso às aulas com todo o material necessário para os seus filhos iniciarem um novo ano letivo.
Todos os anos é necessária uma corrida aos manuais escolares, todo o material de escrita e os inúmeros cadernos que passarão a habitar a rotina dos seus filhos. Como tal, sendo um investimento certo e constante ao longo do tempo, há um conjunto de estratégias que lhe permitem poupar nestas rubricas ou, por outro lado, garantir que consegue fazer face a uma despesa de maior montante realizada mais pontualmente, como é o caso de uma calculadora gráfica ou até mesmo um computador.
Deste modo, neste artigo iremos explicitar três formas para aumentar a sua poupança ou conseguir realizar todas as despesas que verifique que sejam necessárias para o regresso às aulas dos seus filhos.
- Vouchers para os manuais escolares
A primeira ferramenta que deverá conhecer de forma a conseguir poupar é a plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos. Após um registo muito simples em que apenas terá de se registar como encarregado de educação, será posteriormente reencaminhado para o Portal das Finanças, onde terá de fazer uma validação dos dados. Após este processo deverá então, se assim tiver direito, aguardar por um email donde contarão os vouchers que deverá imprimir e apresentar nas lojas aderentes.
Note que, se já passou por este processo de registo em anos letivos anteriores, apenas terá de esperar por uma comunicação da referida plataforma.
Por último, caso não consiga fazer este registo online, poderá requisitar a impressão dos vouchers na escola que os seus educandos frequentam.
- E se não tiver direito ao voucher?
Atualmente há diversas aplicações e websites generalistas onde é possível vender e comprar manuais e outros artigos escolares que sejam necessários. Por outro lado, existem plataformas especializadas, como o Book in Loop, dedicadas a promover a economia circular e garantir preços mais acessíveis, até metade do preço, no acesso aos manuais.
Não se esqueça de pedir sempre fatura com o seu NIF
Apesar de o regresso às aulas ser uma correria, é sempre importante relembrar que as despesas realizadas com manuais escolares permitem realizar uma dedução específica ao IRS em matéria de educação. Assim, poderá deduzir à coleta, na vasta maioria dos casos, até 30% das despesas efetuadas com um limite máximo de 800 euros. Pedir a fatura terá um impacto muito positivo nas suas finanças pessoais e familiares.
- Como financiar as despesas de maior montante?
Em último lugar apresentamos-lhe duas soluções para fazer face a despesas inesperadas ou de maior montante, como é exemplo a compra de novos equipamentos informáticos. Tem-se então:
- Crédito pessoal: poderá ajudá-lo a conseguir adquirir tudo o que é necessário para a educação dos seus filhos, permitindo-lhe diferir no tempo o esforço financeiro. Assim, tendo um prazo máximo de 7 anos, as prestações deverão ser confortáveis e adequadas ao seu rendimento líquido mensal;
- Cartão de crédito: Se o montante não atingir o valor mínimo para a realização de um crédito pessoal, poderá recorrer a esta solução de financiamento que, apesar de não ter prazos tão favoráveis, poderá incluir benefícios como o cashback.
A Credilink tem especialistas que o poderão auxiliar na escolha da melhor opção de financiamento para o seu caso e obtendo e analisando propostas das principais instituições financeiras a operar em Portugal. Assim para além realizarmos toda a comunicação burocrática com os vários bancos, iremos apoiá-lo na decisão, apresentando as propostas que mais se adequam ao seu perfil e necessidades.