Crédito consolidado: principais vantagens e condicionantes
O Crédito Consolidado permite pagar todos os créditos que já tiver contraído com uma prestação mais acessível. Em suma, juntar todos os créditos num só!
É muito fácil de ao longo da nossa vida irmos acumulando diferentes créditos, a começar no crédito à habitação e o do automóvel até aos cartões de crédito. Assim, podemos facilmente ficar com 3 ou 4 prestações com prazos e condições diferentes, tornando-se mais complicado de gerir o nosso orçamento mensal e mais fácil de nos esquecermos de pagar uma das prestações e incorrermos em juros de mora.
Por outro lado, esta situação também pode criar uma pressão nas nossas contas mensais, aumentando a nossa taxa de esforço, isto é, uma fatia maior do rendimento mensal é afetada ao pagamento das prestações às diferentes instituições financeiras, algo que queremos evitar!
Se se identifica com esta situação, familiarize-se com o conceito da consolidação de crédito e perceba se esta será a solução para a sua gestão financeira mensal.
O que é o Crédito Consolidado?
Sumariamente, o crédito consolidado permite pagar todos os créditos que já tiver contraído com uma prestação mais acessível, decorrente de uma melhor taxa global e/ou de prazos de pagamento mais alargados. Com este instrumento financeiro poderá ainda obter liquidez adicional para financiar uma nova compra ou projeto que tenha em mente. Se este crédito tiver como garantia uma segunda hipoteca sobre a sua casa poderá beneficiar ainda de uma mensalidade ainda mais baixa!
Vantagens do Crédito Consolidado
Há inúmeras vantagens em recorrer a este tipo de solução quando se tem vários créditos a pagar mensalmente. Embora já se possam perceber alguns desses benefícios, enumerem-se os seguintes:
- A taxa de juro associada à dívida dos seus cartões de crédito baixa: Usualmente a taxa associada ao serviço dos cartões de crédito está à volta dos 15%. Consolidando as suas diferentes linhas de crédito poderá descer facilmente essa taxa para 10%!
- Prestações mais baixas: Com a consolidação de crédito poderá ver reduzida a sua prestação mensal em mais de 50% e, se quiser, paga num prazo mais alongado e favorável! Quanto melhor o seu histórico de crédito e se associar bens hipotecáveis, melhor a sua margem negocial.
- Conseguir cumprir com todas as suas obrigações: Esta solução permite-lhe cumprir com maior facilidade todas as suas responsabilidades na eventualidade de, por exemplo, ter que fazer algum gasto com que não estava a contar.
- Melhor organização financeira: Há uma efetiva simplificação das suas contas mensais quando coloca todas as suas responsabilidades financeiras numa única prestação: acabam-se as confusões pois passa a pagar uma única vez e a uma única instituição financeira.
- Mais liberdade financeira: Tendo prestações mais baixas, o seu orçamento mensal passa a beneficiar de um maior espaço para poder incorrer em gastos que tinha em mente, desde um seguro de saúde até àquela viagem de sonho que tem vindo a planear!
Condicionantes do Crédito Consolidado
Embora apresente maioritariamente vantagens, a verdade é que também, como todas as decisões e produtos financeiros, existem algumas condicionantes que deverá considerar, pelo que também deixamos alguns conselhos que o poderão guiar:
- O acesso a esta solução tem alguns limites: Muito dificilmente conseguirá ter uma instituição financeira que lhe conceda a consolidação dos seus créditos se tiver alguma prestação em atraso de um dos créditos. Aconselhamos a que confira o seu mapa de responsabilidades no site do Banco de Portugal para verificar se tem alguma responsabilidade pendente.
- Poderá haver um aumento do prazo do pagamento dos seus créditos: Embora este aumento seja muitas vezes útil para que haja uma maior diminuição da prestação, irá ter essa responsabilidade por mais tempo do que o que poderia não ter previsto de antemão. Confira então se valoriza uma maior liberdade financeira agora, com um pagamento de uma prestação mais amigável, ou, se no futuro, prefere deixar de ter esses encargos financeiros mais cedo.
- O total de juros a pagar aumenta: Uma consequência direta de ver o seu prazo de pagamento aumentado é o aumento do número de prestações e, assim, dos juros totais do contrato . Mais uma vez reflita naquilo que valoriza mais: uma maior prestação durante menos tempo ou uma menor prestação durante mais tempo.
- Segunda hipoteca sobre a casa: Nos casos em que realiza uma segunda hipoteca sobre a sua casa para obter uma taxa de juro mais favorável, terá de ter em atenção que o incumprimento sucessivo implicará que o banco possa ficar com o seu imóvel.
Então como devo proceder?
Cada caso é um caso e deverá sempre atentar às suas preferências e especificidades. Para além disso, se quiser uma análise mais aprofundada das condicionantes de cada instituição financeira e também uma análise personalizada das suas condições financeiras, recorra ao seu Intermediário de Crédito, a Credilink.
Sem qualquer custo associado, iremos dissipar-lhe todas as dúvidas e acompanha-lo em todo o processo de escolha da solução mais adequada para si!
Veja mais informações sobre este tema na nossa página de Crédito Consolidado, e faça uma simulação online.