Crédito pessoal urgente: consigo obter um crédito em 24h?
Há algumas situações na vida que poderão exigir um prazo de resposta e reação rápidos. O Crédito pessoal urgente serve para isso mesmo: despesas de saúde inesperadas, ofertas promocionais realizadas durante curtos espaços de tempo e outros casos revestidos de um caráter de urgência.
Mas antes de assumir qualquer compromisso financeiro, deverá informar-se das diferentes possibilidades que tem ao seu dispor. Assim, mais do que uma mera lista das soluções a que poderá recorrer, iremos, neste artigo, apresentar-lhe os conselhos para a tomada da melhor decisão possível e tudo o que lhe poderá ser exigido no processo. Iremos ajudar na escolha da opção mais adequada para as suas necessidades e desejos!
É possível a obtenção de crédito pessoal em menos de 24h?
Em suma, sim. Há algumas instituições financeiras que têm, se já for cliente da mesma, a opção de realização deste tipo de pedidos urgentes. No entanto, a TAEG associada a este tipo de créditos pessoais é mais alta comparativamente com os demais créditos da mesma tipologia, chegando mesmo a ser superior a 10%.
Deverá então ponderar se não consegue negociar um breve diferimento do prazo de pagamento do bem ou serviço que pretende adquirir: três ou quatro dias poderão fazer toda a diferença nas condições que lhe são propostas!
Se for mesmo necessário realizar a operação em 24h e o seu banco não prestar esse serviço pode utilizar uma opção menos ortodoxa, optando por realizar um acordo mútuo entre particulares, isto é, recorrer à sua família e amigos para o apoiarem financeiramente mesmo que isso envolva o pagamento periódico de juros.
Conselhos a seguir
De modo a conseguir decidir de forma mais esclarecida, deixamos abaixo um conjunto de ideias-chave que poderão fazer toda a diferença no seu processo decisório:
- Mesmo dentro da tipologia de crédito pessoal, diferentes fins poderão obter taxas de juro mais favoráveis. Se estivermos a falar, entre outros, de um crédito para estudar ou para despesas de saúde as condições e mensalidade que terá de incluir no seu orçamento mensal será mais favorável!
- Não se deixe enganar por ofertas inacreditáveis! Verifique, no caso de instituições financeiras menos conhecidas, se estas estão devidamente registadas no Banco de Portugal, confirmando assim que estão legalmente aptas para lhe prestar serviços financeiros deste género.
- Esteja atento ao valor da TAEG e do MTIC. Estes indicam, em percentagem e valor respectivamente, o valor global que irá pagar, excluindo apenas custos de incumprimento no contrato, custos notariais e custos do reembolso antecipado. Regra geral, escolha o valor mais baixo para um prazo de pagamento igual. Pode obter mais informação sobre a TAEG, TAN e MTIC num outro artigo disponível no nosso blog.
Quais os requisitos e documentos necessários para um crédito pessoal?
Em primeiro lugar, pela velocidade da operação, terá de ter os seguintes requisitos:
- Na maioria dos casos é necessário ter, no mínimo, entre 21 a 25 anos;
- Residir em Portugal;
- Ter uma situação profissional estável;
- Apresentar uma taxa de esforço, parcela que a prestação paga ao banco representa no seu rendimento líquido mensal, abaixo de 50%;
- Não ter incidentes bancários ou penhoras registadas – algo que poderá verificar no seu mapa de responsabilidades do Banco de Portugal.
Assim, de modo a comprovar estas condições, terá ainda de ter à mão, pelo menos, os seguintes documentos:
- Documento de identificação;
- Comprovativo de morada recente;
- Comprovativo de IBAN;
- Última declaração de IRS;
- 3 últimos recibos de vencimento, comprovativo de reforma ou 6 últimos recibos verdes;
- Para valores elevados, podem ser solicitados os 3 últimos meses de extratos bancários.
Se não cumprir alguma destas condições poderá ser-lhe exigido que apresente uma garantia (bens sujeitos a registo) ou um segundo titular que será responsável pelo pagamento das prestações em caso de incumprimento. Nestas situações documentalmente mais exigentes não irá conseguir ter depositado o dinheiro na sua conta em 24h, mas consegui-lo-á com mais três ou quatro dias. Para além disso, apresentando melhores provas de que a prestação mensal irá ser sempre liquidada, conseguirá ter mais margem de negociação sobre a taxa de juro que vai ser aplicada sobre o montante emprestado.
Como pode a nossa equipa ajudar a conseguir um crédito pessoal urgente?
Para além destes conselhos e checklists que o elucidam, a equipa da Credilink reúne especialistas experientes na intermediação de crédito e com um conhecimento profundo das diferentes condições, prazos e produtos que cada uma das principais instituições financeiras têm. Ainda, este apoio personalizado e adaptado às suas necessidades é completamente sem custos para si!