Quais os documentos necessários para analisar o seu crédito habitação? -

Quais os documentos necessários para analisar o seu crédito habitação?

Confira a importância de cada documento exigido pelos bancos, bem como os benefícios de ter toda a documentação preparada para enviar na hora de submeter o seu pedido de crédito à habitação.
Documentos necessários

Com certeza já se deparou na internet com listas intermináveis de documentos necessários para crédito habitação que os bancos exigem. Essas listas fazem sentido na medida em que fazer um crédito habitação é assumir, muitas vezes, o maior compromisso financeiro da sua vida. Como tal, o banco fará sempre questão de confirmar se reúne todas as condições para assumir esse compromisso, potenciando uma contratação responsável!

Neste artigo vamos explicar-lhe a importância de cada documento exigido pelos bancos, bem como os benefícios de ter toda a documentação preparada para enviar na hora de submeter o seu pedido de crédito à habitação.

Em primeiro lugar é importante referir que cada processo é diferente, por isso o documento que para o cliente A pode ser obrigatório,  para o cliente B pode já não ser assim tão necessário. Um crédito habitação para adquirir um imóvel é diferente de um crédito habitação para construir uma casa de raíz, por exemplo.

Para simplificar vamos dividir um processo de crédito habitação em 3 etapas distintas:

Etapa 1: pré-aprovação da proposta

Para obter a pré-aprovação do pedido do crédito à habitação serão necessários os documentos elementares dos titulares que irão fazer parte do crédito bem com de possíveis fiadores. Neste caso serão pedidos:

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Etapa 2: avaliação do imóvel e decisão

Nesta etapa já foram validados todos os documentos necessários para avaliação da taxa de esforço e foi dada a pré-aprovação da proposta do crédito à habitação. Será por isso necessário fazer a verificação do valor de mercado do imóvel através de um perito avaliador. A avaliação de imóveis permite apurar o valor da habitação e é com base nesta avaliação que os bancos ou instituições financeiras decidem até que montante podem emprestar. Os custos de avaliação são suportados por si, por isso convém sempre fazer uma comparação de preços dentro da localidade onde está situado o imóvel e verificar com atenção os detalhes presentes nos documentos legais da habitação.

O banco irá solicitar:

Após a avaliação do imóvel e da respetiva verificação destes documentos, é tomada a decisão. Em caso de aprovação do crédito  à habitação, será enviada a minuta do contrato que deverá ser assinado passado um período de 7 dias de reflexão.

Etapa 3:  formalização e contratação do crédito à habitação (registo de Hipoteca e Marcação de escritura)

Com a aprovação do crédito à habitação é formalizada a aquisição do imóvel. Será assinado o contrato promessa de compra e venda (este pode ser assinado antes da aprovação do crédito) e a constituição de hipoteca através de uma escritura pública ou documento particular autenticado. Essa escritura é feita pelo notário, normalmente num balcão CASA PRONTA existente nas lojas de cidadão e conservatórias. O balcão CASA PRONTA permite fazer num único momento tudo: assinar o contrato, fazer o registo de hipoteca, liquidar o IMT e o imposto de selo e até pedir logo alteração de morada.

Nesse momento terá sempre de ter em sua posse a seguinte documentação:

A Credilink aconselha a que, caso tenha já todos ou uma parte destes documentos disponibilizados antes de fazer o seu pedido, os envie junto com os documentos solicitados na etapa 1. Quanta mais documentação for enviada numa fase inicial, menos corre o risco de que surjam imprevistos. Teremos todos os documentos por si enviados anexados à proposta de crédito à habitação, por isso será simples recorrer a algum caso haja essa necessidade.

Atualmente, temos parceiros bancários que conseguem aprovar e escriturar um crédito habitação num período inferior a 30 dias e isso só depende do envio antecipado de toda a documentação solicitada e em conformidade. É preferível perder mais dias a reunir toda a documentação sabendo que depois de enviada irá resultar num financiamento muito mais rápido do que enviar documentos com desfasamento fazendo com que a proposta se arraste facilmente por mais de um mês.

Se não souber onde encontrar certos documentos, peça ajuda! A nossa equipa irá, passo a passo, explicar-lhe como e onde pode obter os documentos solicitados pelo banco, ou pode até solicitá-los por si.