Intermediário de crédito: o que é?

Um intermediário de crédito é uma entidade que auxiliam os consumidores a encontrar soluções de crédito, propondo e apresentando contratos, podendo ainda celebrar esses mesmos contratos em nome da instituição que concede o financiamento.
Muitos consumidores procuram um contrato de crédito para atender inúmeras finalidades, dentre elas, a mais comum é para o pagamento de dívidas ou para despesas inesperadas (como é o caso dos créditos pessoais ou créditos ao consumo). Uma destas despesas inerperadas é frequentemente a remodelação de casa. Muitos portugueses estão a sentir uma necessidade enorme de fazer obras em casa ou melhorar as suas condições no que toca ao trabalho remoto, e o crédito pessoal para remodelação de casa tem sido das maiores procuras de 2020, que continuará durante o ano de 2021.
Neste artigo, vamos tentar responder às questões mais frequentes sobre a actividade de um intermediário de crédito e desmistificar alguns preconceitos ou noções erradas desta atividade tão importante para muitas famílias:
- Porquê recorrer a um intermediário de crédito?
- Poupa tempo na pesquisa das ofertas do mercado, evitando contactos e deslocações a todos os Bancos e outras Instituições Financeiras;
- Recebe apoio especializado na análise das várias ofertas, esclarecendo os termos técnicos e as “letras miudinhas”;
- Consegue obter condições de financiamento que não conseguiria sozinho;
- Não paga absolutamente nada por este serviço.
- Mas se eu contactar o meu gestor de conta do Banco, que me conhece há anos, não vou obter melhores condições?
Muito dificilmente, pois o simples facto de o seu banco perceber que está a recorrer a um intermediário de crédito, e que este está a consultar todo o mercado, implica que lhe vai dar as melhores condições possíveis, para o manter como cliente ou ganhar um cliente novo.
- Mas como é que este apoio não tem custos? O intermediário de crédito faz esse trabalho todo e não recebe nada? Deve haver algum custo encondido!
Nenhum custo e nenhuma cláusula escondida. O serviço é mesmo gratuito para os clientes pois são os bancos que pagam aos intermediários de crédito. Aliás, os intermediários de crédito estão proibidos, por lei, de cobrarem o que quer que seja aos clientes.
- E é seguro trabalhar com um intermediário de crédito? Não me sinto confortável a prestar informação pessoal a uma empresa qualquer!
Os intermediários de crédito autorizados são, tal como os bancos, supervisionados pelo Banco de Portugal, tendo de cumprir as mesmas regras de sigilo e de tratamento de informação. O Banco de Portugal obriga também a que o pessoal que trabalha para o intermediário de crédito tenha de ser certificado em formações específicas. Portanto, existe muita segurança em todo o processo.
O consumidor pode confirmar se a empresa exerce atividade de intermediário, através do Portal do Cliente Bancário.
Conforme se lê no site do Banco de Portugal, mesmo que ocorra a participação de um intermediário de crédito no processo, o crédito propriamente dito é sempre concedido por uma instituição de crédito autorizada (em geral bancos) responsável por disponibilizar o capital.
A Credilink – Intermediação de Crédito Lda, é assim um Intermediário de crédito autorizado pelo Banco de Portugal, com o n.º 5976.