Mapa de responsabilidades do banco de Portugal: o que é e como obter?

Por vezes podemos ficar perdidos com a quantidade de informação e prazos de decorrem do recurso ao financiamento através do crédito. Daí a importância do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal.
Imagine a seguinte situação: tem dois créditos, um à habitação e outro para o carro, e é ainda fiador num crédito de um familiar. É fácil de se perder nos pormenores, trocar as datas de pagamento e, com o passar dos anos, não ter noção do que já está pago e do que falta pagar.
O Banco de Portugal tem um sistema de informação, a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), na qual constará o seu mapa de responsabilidades donde se poderá esclarecer facilmente.
O que é e onde pedir o mapa de responsabilidades?
O mapa de responsabilidades reúne os dados mais relevantes acerca dos seus créditos nas diferentes instituições financeiras em que os contraiu e é de extrema utilidade para ter noção de todas as suas responsabilidades perante as instituições de crédito, incluindo se tem ou não prestações em atraso. Para além disso, é relevante pois, pela análise de todos os prazos e valores a reembolsar, conseguirá perceber, por exemplo, se conseguirá fazer acrescer novas despesas ao seu orçamento mensal. É também importante destacar que os bancos ou outras instituições financeiras onde contraia crédito, têm a obrigação de atualizar as informações relativas ao seu crédito junto do Banco de Portugal mensalmente.
Conseguirá então aceder ao seu mapa de responsabilidades forma muito simples e no conforto de sua casa através do website do Banco de Portugal. Como?
- Vá ao site do Banco de Portugal;
- No canto superior direito, escolha a opção “Particulares“;
- Selecione “Central de Responsabilidades de Crédito“;
- Leia atentamente e aceite as condições, escolha a data de consulta dos seus créditos e clique em “Autenticar e obter mapa”;
- Conforme queira aceder aos seus dados pessoais ou da sua empresa escolha respetivamente a área do “Cidadão” ou das “Empresas” clicando em “Utilizar dados do Portal das Finanças”;
- Autentique-se com o seu cartão de cidadão ou com os seus dados do Portal das Finanças
- O download do seu mapa começará automaticamente ;
- Não se esqueça de encerrar sessão clicando em “Encerrar sessão” na barra superior.
Como interpretar o seu mapa e que elementos constam?
Em primeiro lugar, este mapa subdivide-se em dois: o mapa de responsabilidades de crédito e o mapa de responsabilidades de crédito agregado.
O mapa de responsabilidades de crédito é organizado por instituição financeira, enquanto que o mapa de responsabilidades de crédito agregado permite vislumbrar de forma global a posição face às diferentes obrigações financeiras. Em ambos terá de conhecer alguns conceitos centrais para uma boa leitura dos seus mapas.
Usualmente surgem mais dúvidas relativamente aos seguintes:
- Tipo de responsabilidade – Expressa a sua posição relativa ao produto financeiro, isto é, se é devedor ou apenas avalista/fiador do contrato em causa;
- Existem quatro tipos de negociação que pode ter para cada um dos seus produtos financeiros, nomeadamente:
- Totalmente nova – O contrato em causa é uma operação completamente nova;
- Renegociação regular – O contrato em causa resulta da renegociação de um contrato anterior;
- Renegociação por incumprimento – O contrato em causa resulta da renegociação de um contrato anterior, motivada por falta de pagamento do crédito;
- Renovação automática – O contrato em causa resulta de uma renovação automática de um contrato anterior.
- O Início e Fim indicam respetivamente a data em que se contrai o crédito e a data em o valor total do empréstimo for totalmente reembolsado;
- O Montante total em dívida inclui todo o montante que ainda terá de devolver exceto os juros vincendos, ou seja, os juros que ainda não foram colocados a pagamento;
- Não se assuste com o valor do Montante potencial. Este apenas representa o que a dívida que poderá vir a contrair se decidir utilizar serviços como o cartão de crédito ou tiver de responder às dívidas de terceiros como avalista ou fiador.
O meu mapa é confuso e os prazos e prestações sobrepõem-se. O que posso fazer?
Especialmente quando contraímos créditos sem garantias, como os cartões de crédito ou crédito pessoal, em diferentes instituições financeiras, cada uma delas apresenta condições, exigências e prazos diferentes. Esta situação poderá originar um assoberbamento da sua prestação mensal, sendo benéfico considerar a consolidação de créditos, ou juntar todos os créditos num só, para que possa obter uma melhor taxa de juro, prazos de pagamento mais confortáveis e uma grande simplificação da ginástica financeira mensal, pois passa a pagar apenas uma mensalidade que responde a todos os seus créditos.
Recorrendo ao seu intermediário de crédito, a Credilink, conseguirá ver respondidas todas as suas questões e obter uma aprovação para a sua consolidação de crédito entre 24h a 48h. Relembramos que o serviço da Credilink é completamente gratuito!