O que fazer em quarentena? Poupar dinheiro! - Credilink

O que fazer em quarentena? Poupar dinheiro!

A quarentena em Portugal trouxe desafios a todos os níveis, e os financeiros não são excepção. E agora, o que fazer? Neste artigo damos algumas sugestões.

A pandemia COVID-19 trouxe-nos vários episódios de quarentena, que nos obrigam a ficar em casa, com rotinas muito diferente das que tínhamos anteriormente. O nosso dia-a-dia mudou e com isso mudou também o perfil  das nossas despesas. Mas nem tudo são más notícias, podendo tirar partido desta situação e aproveitar para poupar dinheiro!

Como? Repensando os seus gastos e melhorando as suas condições de crédito.

Independentemente dos contratempos, a quarentena impôs-nos um conjunto de limitações que acabam por nos ajudar a poupar. Por um lado temos poupanças que vão acontecer automaticamente devido ao facto de estarmos em casa. Mas existem diversas oportunidades extra que podemos explorar. Vamos ver em seguida algumas situações que se traduzem ou podem traduzir em poupanças interessantes:

  1. Não poder ir ao café ou aos restaurantes é uma regra que nos impede de socializar e conviver com os nossos amigos – e todos sentimos falta disso! Contudo, do lado do nosso orçamento, isso representa uma poupança.
  2. O teletrabalho reduz de forma significativa os custos com combustíveis, em termos de deslocação para o trabalho. Para além disso, as deslocações para as escolas estão suspensas devido à quarentena, o que, para quem está habituado a levar os filhos, significa muito menos quilómetros e menos litros de combustível todos os meses.
  3. Os ginásios estão fechados e podemos deixar de pagar essas mensalidades. Contudo, não deixe de fazer exercício! Existem múltiplas aplicações ou páginas de Youtube com treinos adaptados a pouco espaço, como é o caso de quem mora em apartamento.
  4. Uma vez que estamos muito mais horas em casa, vale a pena pensar em estratégias de poupança de energia: verifique os seus tarifários e analise a oportunidade de colocar lâmpadas mais economizadoras.
  5. Aproveite o seu tempo em casa e também o tempo que poupa em deslocações, para analisar e renegociar os seus contratos de serviços, nomeadamente telecomunicações, internet e seguros. Contacte vários fornecedores e compare preços.
  6. Avalie transferir o seu crédito à habitação, aproveitando as campanhas que os Bancos têm em curso e que possibilitam a transferência de crédito à habitação sem quaisquer custos:
Está a pagar demais no seu crédito à habitação?
Peça uma simulação de transferência de crédito JÁ!
  1. Planeie as suas férias! Muitas companhias aéreas e hotéis têm ofertas muito interessantes e com possibilidade de cancelamento devido às quarentenas súbitas. As suas próximas férias podem sair bem mais baratas do que as que costumava fazer. Veja as nossas condições para crédito pessoal.
  2. O facto de não andar na rua reduz também as compras de impulso e menos necessárias, como por exemplo, em vestuário e adereços. Claro que isso só traz algum benefício, se não passar o tempo todo na internet a navegar pelas lojas on-line! Reveja as suas prioridades e melhore as suas condições em casa, aumentando o seu conforto e da sua família.
  3. Analise os seus cartões de crédito e os empréstimos pessoais que tem em curso. São produtos com taxas de juro altas e vale a pena avaliar a sua consolidação. Consolidar os seus créditos traz poupanças muito expressivas e ajuda-o a organizar o seu orçamento financeiro. Leia mais sobre este assunto na nossa página de Consolidação de crédito.

Se tem de ficar em casa, aproveite o seu tempo para melhorar o seu rendimento disponível. Não fique parado pois existem muitas oportunidades de poupança. Já que não pode evitar os transtornos da quarentena, valorize os aspectos positivos e prepare-se para viver de uma forma mais desafogada quando a vida voltar ao normal.