Há taxas mistas abaixo dos 3% - Credilink

Há taxas mistas abaixo dos 3%

Há bancos a oferecer taxas mistas abaixo dos 3%, numa altura em que as taxas Euribor ainda estão muito próximas dos 4%.

Há bancos a oferecer taxas fixas de curto prazo (taxas mistas) abaixo dos 3%, numa altura em que as taxas Euribor ainda estão muito próximas dos 4%.

As perspetivas apontam para que as taxas Euribor mantenham a tendência de queda nos próximos meses. Ainda assim, as descidas devem ser limitadas até que o Banco Central Europeu (BCE) decida efetivamente descer as taxas de juro. Logo, as descidas nas prestações não deverão ser significativas nos próximos meses.

Para quem tem crédito habitação, optar por uma solução de taxa mista (ou fixa de curto prazo) pode relevar-se mais atrativo.

Como funcionam as taxas mistas?

Quando optamos por um crédito com taxa mista (ou fixa de curto prazo), estamos a garantir uma taxa fixa por um período determinado, o que significa que, durante esse intervalo, as prestações permanecerão estáveis. Em Portugal, as opções de taxas mistas variam de um ano a até dez anos, com este último sendo um período um pouco mais prolongado. A diversidade de ofertas é ampla, com alguns bancos a oferecer taxas fixas de dois anos abaixo de 3%.

Embora cada banco defina suas próprias taxas, para calcular os juros nestas operações, eles baseiam-se nos contratos futuros negociados nos mercados financeiros, os quais refletem as expectativas do mercado de capitais sobre a trajetória das taxas de juros no futuro. Dessa forma, ao optar por uma taxa mista, o cliente estabelece a sua prestação durante o período acordado. Ao término desse período, a taxa torna-se variável, com a adição do spread. Todas essas informações são detalhadas na proposta inicial entregue ao cliente, garantindo transparência desde o início do contrato.

Quando o período da taxa fixa chega ao fim, a prestação é calculada com base na média da Euribor de referência mais o spread contratado. Embora essas condições sejam pré-estabelecidas, elas não obrigam o cliente a permanecer. É possível negociar com o banco em busca de uma solução mais equilibrada, seja contratando um novo período de taxa fixa ou reduzindo o spread. Estas negociações podem ocorrer tanto com o banco atual quanto com outra instituição.

Tem dúvidas sobre este assunto das taxas mistas?
Peça ajuda a um Intermediário de Crédito, como a Credilink.